"Fascite plantar, uma dor aguda na sola do pé"

A fascite plantar é uma dor que inicia leve e vai piorando, geralmente dói muito ao acordar e pisar no chão, porém, depois que começa a caminhar a dor diminui um pouco. Muitos pacientes que chegam ao consultório se queixando de dor na região plantar do pé esperam a dor piorar a ponto de incomodar até para caminhar e apoiar o peso todo no pé. A estrutura envolvida nessa dor tem sua origem no calcâneo e se insere na base dos dedos do pé. Devido ao uso de caçados por longas horas no dia, a biomecânica do pé fica alterada fazendo com que as estruturas sejam sobrecarregadas e consequentemente lesionadas. A fascite plantar que não é tratada logo no inicio pode ocasionar a formação de um esporão ósseo no calcâneo, comprometendo mais ainda a pisada e dificultando o tratamento da região.

O tratamento conservador entrega bons resultados no caso da fascite plantar, mas muitas vezes o problema persiste e parece não ter fim, por isso é sempre bom ficar atento a técnicas específicas como a crochetagem que promove um alivio rápido e na maioria das vezes cura a fascite plantar. Nos meus atendimentos já utilizei diversas vezes essa técnica e outras também mais especificas e obtive resultados rápidos e muito satisfatórios.

Sempre que puder, caminhe descalço e logo após movimente os ossículos do pé, fazendo um tipo de massagem, utilize calçados adequados, faça alongamento da musculatura posterior das pernas e das coxas regularmente, cuidado com o sobrepeso, pois seu corpo possui estruturas proporcionais ao seu tamanho e peso, se por acaso você desenvolver um sobrepeso essas estruturas vão ficar sobrecarregadas, gerando lesões e consequentemente inflamações na região, que se resume em muita dor podendo causar incapacidade no paciente para tarefas básicas do dia a dia.

É indispensável uma boa avaliação em um caso de fascite plantar, pois pode haver um desajuste biomecânico fazendo com que toda a funcionalidade seja comprometida, gerando desconforto e até mesmo dores bem agudas e incapacitantes. Previna-se sempre.

Michel F. Dória

2023 - por Visibility Digital

  • Preto Ícone YouTube
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon